quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Resiliência

(Do lat. resilientìa, part. pres. neut. pl. de resilíre, «saltar para trás; recusar vivamente»)
nome feminino

1.MECÂNICA capacidade de resistência de um material ao choque, que é medida pela energia necessária para produzir a fractura de um provete do material com dimensões determinadas

2.Energia potencial acumulada por unidade de volume de uma substância elástica, quando deformada elasticamente

3.Figurado capacidade de defesa e recuperação de uma pessoa perante factores ou condições adversos

"O que importa não é o trauma, mas o modo como cada um o supera e aprende com ele". A resiliência, como capacidade de reagir à adversidade, é uma característica cada vez mais importante.

Muitas são as palavras que escutamos e nem sequer sabemos o seu significado, muito menos nos preocupamos em tentar desvendá-lo.

RESILIÊNCIA...

Esta chamou-me à atenção, primeiro porque não conhecia (apesar de eventualmente já a ter escutado), segundo porque achei muito interessante o seu significado!

Aqui fica mais um excerto de uma referência a este conceito:

O termo foi adoptado pelas ciências sociais para caracterizar as pessoas que conseguem resistir e ultrapassar as adversidades, apesar de estarem expostas a ambientes adversos. Ser resiliente é "desenvolver as capacidades físicas ou fisiológicas conducentes a determinados níveis de endurance física ou psicológica e até a uma certa imunidade que lhe possibilite a aquisição de novas competências de acção, que lhe permita adaptar-se melhor a uma realidade cada vez mais imprevisível e agir adequada e rapidamente sobre ela resolvendo os problemas que esta lhe coloca."

Ora aqui está uma capacidade a desenvolver ou cultivar! ;)

3 comentários:

Anónimo disse...

Ziii...adorei este teu post!
Resiliência...a palavra que eu procurava...
Apesar das adversidades da vida...á que saber levantar a cabeça e seguir em frente! No dia a seguir tudo ficará melhor..


Zi*

Fernando José Teles Augusto disse...

Ora ai esta uma palavra há muito ouvida e só agora sei o que quer dizer xD...

Eu neste caso enquadro-me no ponto 3 "O que importa não é o trauma, mas o modo como cada um o supera e aprende com ele"

Bjinhos, abracinhos e prendinhas...

Joana disse...

Minha Anocas este post é mesmo a tua carinha...continuas a dizer coisas destas a escrever...e eu continuo a admirar-te e cada vez mais. Aprendo sempre mais e mais contigo =)