domingo, 6 de abril de 2008

Uma questão de nutrição...

As viagens longas nem sempre são tempo perdido. No outro dia, numa dessas viagens, lembrei-me de algumas pessoas de quem eu gosto bastante, da dificuldade em estar (fisicamente) junto delas e da necessidade de me manter presente, mas de outra forma...

Costuma dizer-se que conversa puxa conversa, neste caso foi mais pensamento puxa pensamento.

Tudo o que tem vida necessita de ser cuidado... Parece demasiado concreto, não é? Na realidade não me refiro apenas a seres vivos, animais, plantas, o próprio Homem.
Refiro-me mais concretamente às relações humanas. Tal como os seres vivos que falei anteriormente, também as relações necessitam de ser cuidadas, alimentadas!
E qual será o alimento delas? A primeira coisa que me surgiu foi: " a presença física é fundamental!" e depois pensava " mas há tantas pessoas que são tão importantes para mim, mas que não tenho oportunidade de ver todos os dias".
Se a presença fosse o principal ingrediente estávamos todos tramados! Tantas avitaminoses que por aí existiriam...
Felizmente, há muita tecnologia que ajuda bastante na nutrição da amizade :)

Muitas vezes também se costuma comparar os amigos às estrelas (apesar da distância mantêm o brilho, fazem-se presentes). Mas para brincar um pouco às metáforas, também poderia comparar a amizade com a alma. A alma é algo que não se vê, apesar de admitirmos a sua existência. É esta capacidade (entre outras) que nos distingue dos outros seres, o facto de conseguirmos sentir, "ver", admitir a existência de algo que não salta à vista.

Mas fazer-se presente é tão fácil...muitas vezes basta um toque, uma mensagem, que não passam de um simples "estou presente, não me esqueci de ti, gosto de ti..."
São estas pequenas atitudes que diminuem a distância, não só a física mas também aquela, que quase inevitavelmente, se cria...

2 comentários:

Joana disse...

Que dizer deste post???

Sincero, quem escreve como a minha Anocas merece tudo de bom. Escreves com alma e deixas aqui pedacinhos da tua essencia. da nossa essencia!!

Tudo o que dizes reflecte algo pelo qual eu passo ou ja passei.

E também tenho esses pensamentos, e também sinto tudo o que tu descreves!!

Pura e simplesmente Telepatia!!

Anónimo disse...

Estou presente...=)